domingo, 4 de julho de 2010

VARIZES E EXERCÍCIO FÍSICO

Segundo Olivatto a panturrilha é a musculatura posterior da perna, formada basicamente por dois músculos: o gastrocnêmio e o sóleo. Essa musculatura é muito importante para a realização de atividades rotineiras e físicas, por isso, a saúde dessa região no que diz respeito a sua vascularização deve ter uma grande importância para a manutenção de todas as funções relacionadas ao deslocamento do indivíduo.

Existem alguns fatores de risco para o desenvolvimento de varizes: sexo feminino, idosos com histórico familiar, estilo de vida sedentário, obesidade, ocupação (muitas horas em posição ortostática - vertical), tabagismo, presença de veias varicosas.
o presidente da regional fluminense da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV-RJ), Ivanésio Merlo explica que a panturrilha fortalecida facilita o retorno do sangue para o coração.
As mulheres são as principais vítimas por causa dos hormônios femininos, principalmente o estrogênio. Para se ter uma idéia em números, a doença atinge uma em cada cinco e um em cada quinze homens. “Um fato que merece atenção é o número crescente de jovens com varizes, que se deve ao uso cada vez mais cedo de anticoncepcionais. Por isso, àqueles à base do hormônio estrogênio devem ser evitados”, orienta Ivanésio Merlo.
MITOS:Já o uso de salto alto, depilação com cera quente, musculação e cruzar as pernas estão entre os principais mitos. Não há ação comprovada, explica o presidente da regional fluminense da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

É imprescindível o diagnóstico correto através de um profissional da medicina para compartilhar informações na elaboração de um programa adequado de atividades físicas, orientado pelo professor de Educação Física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário