sábado, 11 de fevereiro de 2017

IDOSOS E SARCOPENIA

A Sarcopenia vem do Grego e significa (sark = carne ; penia = perda) este termo foi utilizado pela primeira vez por Irwin H. Rosenberg, para se referir à perda de massa muscular relacionada à idade, associada à perda de função ( SILVA. et al. 2006, ROSENBERG, 1997 citados por BESSA & BARROS,2005)
FOTO SUPERIOR DE UM INDIVÍDUO COM MENOS 30 ANOS ATIVO E INFERIOR UMA PESSOA COM + de 60 anos SEDENTÁRIA(EM CINZA MASSA MAGRA E AMARELO GORDURA) A perda de Massa Magra está diretamente relacionada com a redução da capacidade da realização das Atividades da Vida Diárias (AVDs) como: Subir e Descer Escadas, Sentar e Levantar(cadeira), carregar Objetos (Sacola Mercado) e o “Simples” Ato de Caminhar. Isto se deve ao fato dos Músculos serem os principais geradores de força. Em geral, indivíduos saudáveis começam a ter diminuição da massa muscular a partir dos 45 anos (JANSSEN, I. et al.2002. LEXELL, J. et al. 1986 citados por BESSA & BARROS,2005). Sendo que a partir dos 60 anos de idade ocorre um aumento significativo deste processo (Cruz-Jentoft. et al. 2010 citados por Pereira. ET AL. 2015).
Toda Atividade tende a gerar melhoras na força e Massa Magra (Músculos) e consequentemente atenuar a Sarcopenia. Os exercícios de resistência podem prevenir, diminuir e até mesmo reverter o quadro de sarcopenia (ROUBENOFF, R. 2001, DOHERTY, T.J. 2003. citados por BESSA & BARROS,2005).
Porém o Treinamento Resistido com Pesos (TRP) a “velha”, mas sempre atual Musculação, é considerada a melhor forma de Atividade Física para combater o processo de Perda de Massa Muscular e promover a Independência Funcional do Indivíduo.

BARROS R.S BESSA. ET AL.IMPACTO DA SARCOPENIA NA FUNCIONALIDADE DE IDOSOS. BELO HORIZONTE, 2009.

Pereira. ET AL.. Prevalência de sarcopenia em idosos: resultados de estudos transversais amplos em diferentes países Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., Rio de Janeiro, 2015; 18(3):665-678