sexta-feira, 9 de abril de 2010


Já me disseram que alongamento não deve ser feito antes da atividade da musculação, pois atrapalha a hipertrofia muscular. Isso realmente procede? Se sim, porque isso acontece? Eraldo, Santarem - PA

Eraldo desconheço estudos que analisaram os efeitos do alongamento versus hipertrofia muscular, o que encontramos são muitos estudos comparando alongamentos e forca muscular. Neste último assunto os estudos são contraditórios, já que fatores conhecidos como intervenientes nas pesquisas foram e são abordados ou analisados de forma diferente.
Procurando responder sua dúvida por uma visão fisiológica não encontramos nenhum fator que de suporte a esta argumentação. As séries de alongamento realizadas nas academias possuem uma média de duração muito curta, e podem ser consideradas como um processo agudo, já a hipertrofia é um processo crônico. As pessoas que dizem que o alongamento é prejudicial a hipertrofia muscular deveriam embasar cientificamente tal comentário.

Aparelho Simulador de caminhada, funciona? Queima calorias? Quanto tempo seria necessário? Agradeço atenção!Uiamara, Dona de casa, Belo Horizonte


Olá, até em repouso gastamos calorias para mantermos as funções básicas como, por exemplo, a respiração. Quando realizamos qualquer movimento corporal este gasto aumenta, sendo a intensidade dos exercícios a variável mais importante, ou seja, quanto mais rápido o exercício, com a mesma duração/tempo maior o gasto.
A partir do primeiro segundo de caminhada você já está depletando/gastando calorias. O simulador de caminhadas funciona.