sexta-feira, 9 de julho de 2010

Qual o melhor protocolo para composição corporal?


ESPECIALIDADE: Avaliação Física
Pergunta enviada em 08/07/2010 14:29 por João luiz gasparini

Gostaria de saber qual o melhor protocolo para ser usado para avalição antropométrica de composição corporal?!
Eu utilizo hoje a de Jackson e Pollock(1978) de 7 dobras e 2 perimetros no software physical test 6.2, pois acredito que seja a mais fidedigna, pelo que pude perceber em artigos e estudos relacionados.

Alguém tem alguma sugestão ou posso continuar utilizando este mesmo protocolo sem preocupação


Dentro da Avaliação Física e neste caso na Avaliação da Composição Corporal, existem Protocolos Específicos e Generalizados. Quanto mais específico for o protocolo utilizado por você em relação a sua amostra, maior será o grau de fidedignidade dos resultados obtidos.
Exemplo: Vamos supor que a sua amostra é constituída por jogadores de futebol de campo, e você utiliza um protocolo que foi desenvolvido para jogadores de futebol Americano, os dados encontrados por você não terão nenhum valor científico.

Outro exemplo: Vamos supor que você deseja avaliar a composição corporal de clientes de uma academia do sul do Brasil ok? Digamos que sua amostra é composta por mulheres com idade entre 25 e 30 anos negras, e você utiliza um instrumento que foi confeccionado para mulheres com as mesmas características, a não ser pela idade que neste caso trabalha com uma margem de idade mais abrangente que vai de18 até 60 anos. Os dados, resultados encontrados, certamente terão validade, porém seria mais interessante se você utilizasse o protocolo com idade mais restrita, neste caso específico.

O que você não deve fazer em hipótese alguma é utilizar um instrumento/protocolo que não foi validado para a população em questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário