domingo, 25 de junho de 2017

UCHÔA, 2015 teve como objetivo observar qual o efeito do volume de treinamento, 3 e 6 séries no exercício, flexão do cotovelo unilateral com halteres, executado com a metodologia Drop-Set. Sendo avaliada a temperatura superficial da pele (TSP) através de termografia, o edema muscular através da Ultrassonografia , após 24, 48 e 72 horas.





1- METODOLOGIA 

17 sujeitos, homens, ativos, 
Realizaram 10 repetições máximas (10RM) no exercício de flexão unilateral de cotovelo com halter.


Primeira sessão experimental efetuaram 3 séries, com 2 minutos de intervalo entre séries, com o braço dominante, sendo 10 repetições executadas com uma carga correspondente a 80% de 10RM, logo em sequência e sem descanso, a carga foi diminuída para 60% de 10 RM, executando novamente 10 repetições, e novamente sem descanso, executaram mais 10 repetições com uma carga correspondente a 40% de 10 RM.

Na semana  seguinte, no mesmo dia da semana, no mesmo horário, foi efetuada outra sessão com as mesmas características, alterando somente o volume, ou seja, o número de séries passou de 3 para 6 dentro do método de DS.

3-RESULTADOS Principais Achados.

No braço de exercício, a TSP foi significativamente maior no momento após o exercício em comparação com o braço controle nos dois volumes estudados (3 e 6 séries). 

48h após o exercício, os valores de TSP foi significativamente maior com o uso de 6 séries quando comparado com o uso de 3 séries.

24h os valores após o exercício a TSP também foi maior após 6 séries em relação a 3.

  72h após o exercício, a TSP foi mais alta com o uso de 6 séries quando comparada com 3 séries. 

No que diz respeito ao edema muscular, foi  observado que nos dois braços (controle e exercício) e volumes (3 e 6 séries) os valores foram significativamente maiores no momento pós exercício em relação ao momento pré exercício (após, 24,48 e 72h).

Analisando o braço de exercício, foi encontrado em ambos os volumes (3 e 6 séries)  nos momentos após, 24, 48 e 72h  valores significativamente maiores de Edema Muscular quando comparados com o braço controle.

 Ainda no braço de exercício com o uso de 6 séries, foi verificado valores significativamente maiores de Edema Muscular nos momentos após, 24 e 48h  em comparação com 3 séries, e que  48h após o exercício o edema muscular atingiu seu pico. 




5. CONCLUSÃO

Tendo como base os resultados do presente estudo os pesquisadores constataram  que o uso do SISTEMA DROP-SET com MAIOR VOLUME (6 Séries) proporcionou valores de TSP e de edema muscular superiores aos de 3 séries por um período até 48h a 72h após sessão de exercícios.

Setenta e duas horas parecem não ser suficientes para retornar todos os indicadores fisiológicos analisados aos níveis basais, tornando-se mais evidente com o uso de maiores volumes.





EFEITO DO VOLUME NA TEMPERATURA SUPERFICIAL DA PELE E NO EDEMA MUSCULAR APÓS REALIZAÇÃO DE EXERCÍCIO DE TREINO DE FORÇA COM A METODOLOGIA DE DROP-SETS.

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO EM CIÊNCIAS DO DESPORTO ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVIDADES DE ACADEMIAS.

 PAULO ANDRÉ … Read more

2 comentários:

  1. Paulo, por quanto tempo devo aquecer e alongar antes de começar a minha sessão de musculação?

    ResponderExcluir
  2. Paulo existe diferença entre alongamento e flexibilidade. O primeiro deve ser mantido no máximo até vc sentir desconforto muscular, ou seja, uma leve sensação de dor. A flexibilidade vai além deste desconforto, ou seja, vc deve manter o "alongamento\estiramento" da musculatura além deste desconforto.

    O Aquecimento temos dois tipos: Aquecimento através de uma atividade ou aparelho com característica aeróbia: esteira, bicicleta, caminhada etc. podendo ser entre 10\15 minutos e o aquecimento específico: Caracterizado por uma ou duas séries com pouco peso e repetições mais altas. Sugiro entre 15 a 30 repetições. Espero ter ajudado. Instagram: @treinamentojunior

    ResponderExcluir