domingo, 30 de maio de 2010

NÚMERO DE REPETIÇÕES E SISTEMAS ENERGÉTICOS


Pergunta enviada em 29/05/2010 21:48 por Júlio César Di Giorigo

TÍTULO: Repetições na musculação
Qual a relação entre o número de repetições na musculação e as rotas metabólicas de fornecimento de energia?

Abraços


Júlio César não sei se entendi perfeitamente seu questionamento, mas vamos a resposta.
No nosso corpo a moeda corrente para qualquer atividade muscular chama - se ATP, ou seja, qualquer tipo de exercício que eu for realizar será "pago" em ATP, e do mesmo modo que na nossa vida temos que trabalhar para conseguir dinheiro, o nosso corpo também tem as suas maneiras de conseguir os seus ATPs.
Os sistemas se diferem consideravelmente em complexidade, regulação, capacidade, força e tipos de exercícios para cada um dos sistemas de energia predominantes. Cada um é utilizado de acordo com a intensidade e duração dos exercícios. Eles são classificados em: ATP- CP , Sistema Glicolítico (Lático e Alático) e o Oxidativo (Aeróbico).

ATP-CPPodendo se assumir que o sistema ATP-CP supriria a energia de no máximo 15-20 segundos para os exercícios de curta duração como sprints, lançamentos, chutes,etc... e de maior duração 30-45 segundos, como corridas de 100 e 200 m., provas de natação de 50 m. , saltos de grande amplitude e levantamento de peso( levantamento olímpico, básico). Este sistema tem predominantemente o uso de carboidratos, gorduras e proteínas.

GLICOLÍTICO ( Lático e Alático )
O sistema ácido lático também proporciona uma fonte rápida de energia, a glicose. Ele é a primeira fonte para sustentar exercícios de alta intensidade . O principal fator limitante na capacidade do sistema não é a depleção de energia mas o acúmulo de lactato no sangue. A maior capacidade de resistência ao ácido lático de um indivíduo é determinado pela habilidade de tolerar esse ácido.
Este sistema proporciona energia para atividades físicas que resultem em fadiga de 45 -90 segundos. Tendo como exemplo atividades tipo: corridas de 400-800 m. , provas de natação de 100-200 m., também proporcionando energia para piques de alta intensidade no futebol, róquei no gelo, basquetebol, voleibol, tênis, badmington e outros esportes. O denominador comum dessas atividades é a sustentação de esforço de alta intensidade com duração de 1-2 minutos. A principal fonte de energia desse sistema é o carboidrato (McARDLE et alii, 1992 ) .

AERÓBICO
O sistema aeróbico é um complexo de vários componentes diferentes. Por causa de sua habilidade de utilizar carboidratos, gorduras e proteínas como fonte de energia e porque produz somente o CO2 e água como produto final , esse sistema tem capacidade ilimitada de produzir ATP. Sua complexidade e necessidade por constante suprimento de O² é que limita a produção de ATP .
Esse sistema fornece energia para exercícios de intensidade baixa para moderada. Fornece energia para atividades como dormir, descançar, sentar,andar e outros.
O tempo que um individuo consegue manter um ou outro sistema também vai depender do nível de condicionamento, pessoas com melhor condicionamento conseguem se manter em um determinado sistema por mais tempo que outras pessoas. Quando a atividade vai se tornando um pouco mais intensa a produção de ATP começa a ficar por parte do sisrtema ácido lático e ATP-CP .
Os melhores exemplos de exercícios que recrutam o sistema aeróbico são: aulas de aeróbica e hidroginástica de 40-60 min., corridas mais longas que 5000 m., natação ( mais que 1500 m.) , ciclismo (mais que 10 km.), caminhada e triathlon. Qualquer atividade sustentada continuamente em um mínimo de 5 min. pode ser considerada como predominantemente aeróbica.

A maioria das séries de musculação está presente no sistema do Ácido Lático. Devemos levar em consideração o tempo de sustentação dos exercícios e a intensidade dos mesmos e lembrar que na maioria dos casos existe predominância de um sistema e não a exclusividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário