sexta-feira, 24 de julho de 2009

Comecei a fazer musculação a poucos dias e sinto dor no corpo inteiro.


Comecei a fazer musculação a poucos dias e sinto dor no corpo inteiro. Isso é normal em iniciantes? Eu tava a muito tempo sem fazer nenhum tipo de atividade física. André Maurinho, Estudante, Águas de São Pedro - SP


RESPOSTA:
André é importante que o Treinador/Educador Físico que irá prescrever o treinamento realize uma anamnese e avaliação física para obter alguns dados que são imprescindíveis para a elaboração do programa de treinamento, procurando deste modo minimizar as chances do surgimento da Dor Muscular Tardia. Dizer que este é um processo normal seria uma inverdade, esta dor pode ocorrer especialmente em indivíduos que nunca praticaram uma determinada atividade ou que estão muito tempo na inatividade. Exemplo: uma pessoa que está acostumada a realizar um determinado exercício (corrida) e começa a praticar outra atividade (musculação) como o padrão de movimento é diferente, são recrutados grupos musculares e/ou fibras musculares que não estão adaptadas a este novo exercício, este fato pode originar o desconforto muscular.

Esta dor é caracterizada pela sensação de desconforto e/ou dor na musculatura esquelética que ocorre algumas horas após a prática da atividade física. A dor não se manifesta até, aproximadamente, oito horas após o exercício, aumentando progressivamente de intensidade nas primeiras 24 horas e alcançando o máximo de intensidade entre 24 e 72 horas. Após esse período, há um declínio progressivo na dor, de modo que cinco a sete dias após a sessão de treinamento ela desaparece completamente. É interessante destacarmos que esta dor muscular praticamente desaparece após alguns minutos de atividade física; contudo, ela retorna quando a atividade cessa.

Apesar da grande quantidade de pesquisas científicas, ainda estão indefinidos quais os mecanismos responsáveis pelo surgimento da dor muscular tardia. As primeiras teorias propuseram dano físico causado pelo aumento da tensão no aparelho contrátil (estresse mecânico), acúmulo de produtos metabólicos tóxicos, devido ao elevado metabolismo (estresse metabólico), dano estrutural aos tecidos, causado pelo aumento da temperatura muscular e controle neuromuscular alterado, produzindo espasmos (que, por sua vez, causariam a dor) como os possíveis fatores envolvidos na etiologia da dor muscular tardia .

A intensidade da atividade física parece ser mais importante que sua duração; contudo, a dor muscular pode ocorrer em indivíduos que momentaneamente aumentam a magnitude e/ou a intensidade da atividade física . Está também bem estabelecido que a contração excêntrica (exemplo: rosca direta fase excêntrica é quando a barra desce) é o padrão de ação muscular que provoca maior dano à estrutura muscular esquelética, tanto em seres humanos, como em animais .

Nenhum comentário:

Postar um comentário