Tenho 42 anos. Faço musculação há 14 meses, de segunda a sexta-feiras. Os treinos são periodizados há cada 2 ou 3 meses. Tenho 1,78m, 77 kg.
Passados 14 meses de treino, notei discreta definição na musculatura, porém sem ganho de peso. Ao contrário, já cheguei até a perder peso e atualmente, com suplementação, tenho mantido o peso estável.

Possuo leve acúmulo de camada adiposa ao redor do umbigo, a qual insiste em lá permanecer, mesmo quando faço exercícios aeróbicos, cujos efeitos, para mim são catastróficos (perda de massa magra e diminuição da gordura - menos na região do umbigo).
Exame de bioimpedância revelou 13% de massa gorda.
Objetivo: perder a gordura na região do umbigo e hipertrofiar.
1) Estou fazendo algo errado??
2) Exercícios mais lentos são mais indicados para hipertrofiar?
RESPOSTA: Ari o aumento de massa magra/muscular estar intimamente ligado a nossa genética, assim como a correlação positiva entre outros fatores é muito importante. Alimentação adequada, descanso e treinamento.
É impossível você aumentar massa muscular, sem algum ganho de massa adiposa, ou seja, gordura. Obviamente que o objetivo é maximizar a hipertrofia e diminuir o máximo possível o ganho de gordura.
A orientação nutricional é muito importante, fica uma pergunta: a profissional que acompanha você tem especialização em nutrição esportiva?
É fundamental que você faça pequenas refeições a cada 2 ou 3 horas.
O descanso é outro fator indispensável, como você cita que não consegue realizar muitas refeições, pode estar existindo um déficit em relação às calorias ingeridas e a depletação das mesmas. No seu caso talvez 3 treinos semanais possam ser mais efetivos, como saber? Realizando uma periodização com esta freqüência.
Outros fatores como: número de exercícios, séries, repetições, pausa entre as séries e exercícios são de suma importância.
Em relação a velocidade, sim, realizar as repetições mais lentamente, trará melhores resultados. Em média 3 a 4 segundos por repetição.