sexta-feira, 21 de agosto de 2009

SUPLEMENTAÇÃO DE CREATINA NO TREINAMENTO DE MUSCULAÇÃO


SUPLEMENTAÇÃO DE CREATINA NO TREINAMENTO DE MUSCULAÇÃO E
INFLUÊNCIA NO AUMENTO DE MASSA MUSCULAR.
Graham AS e Hatton RC (1999) numa revisão dos artigos sobre a suplementação de creatina forneceram uma visão geral dos dados sobre a eficácia assim como a segurança da suplementação. Segundo os autores, o uso de creatina tem sido cada vez mais comum entre atletas profissionais, se espalhando entre atletas colegiais e amadores e até mesmo sendo utilizada por crianças. Descrevem também, que apesar de muitas provas clínicas, faltam pesquisas e que devido ao marketing comercial o produto não encontra o mesmo controle de qualidade dos padrões farmacêuticos, preocupados com impurezas ou dosagens inadequadas indicadas nos rótulos.
O aumento de creatina no músculo pode permitir um grande armazenamento de fosfocreatina para desenvolver e fornecer energia. Apesar de muitas provas clínicas faltam pesquisas. Investigações laboratoriais envolvendo vários protocolos de força e resistência tiveram rendimentos aproximados, manifestando um efeito positivo ou nenhum efeito, sendo que, o desempenho é mais freqüentemente aumentado nas atividades de curta duração e alta intensidade não sendo vantajosa em esportes de resistência. Em relação aos aumentos de massa corporal as mesmas conclusões podem ser relatadas. Alguns estudos encontraram resultados positivos no aumento de massa corporal durante suplementação de curta ou longa duração (Ziegenfuss et al.; 1998a e Volek et al., 1997a citados por Williams et al., 2000; Volek et al., 1997; Mihic et al., 2000; Rawson et al., 2000; Volek et al., 1999), porém vários cientistas não conseguiram comprovar a eficácia da suplementação de creatina (Wood et al., 1998; Thompson et al., 1996; Larson et al., 1998, citados por Williams et al., 2000; Bermon et al., 1998; Stevenson e Dudley, 2001) necessitando que mais estudos sejam realizados visando um melhor entendimento dos processos metabólicos relacionados ao aumento da massa corporal durante a suplementação da creatina, analisando se o aumento na composição de massa corporal decorre do efeito anabólico da creatina na síntese do tecido muscular, da retenção de água intracelular dos depósitos aumentados de creatina ou devido a outros fatores.

4 comentários:

  1. Gostaria de saber onde adquiro esse suplemento de Creatina se no nossa forma tem esse suplemento e quantas vezes tem que ser utilizado por dia

    ResponderExcluir
  2. Anônimo qualquer loja de suplementação você encontra a Creatina. A recomendação normalmente é de 20 gramas divididas em 4 ou 5 vezes ao dia nos primeiros 5 dias para saturação, após este período é indicado uma dose ao dia para manutenção média 4 gramas.

    Não esqueça que sempre o melhor profissional para indicar e prescrever a dosagem correta é um nutricionista com formação esportiva.
    Professor Júnior.

    ResponderExcluir
  3. Qual é mais ou menos o valor do suplemento de creatina e é vendido em formato de pilúlas ou como é que é vendido e ajuda no crescimento da massa muscular ?

    Ou tem algum outro suplemento que é melhor

    ResponderExcluir
  4. É vendido em formato de pilúlas em pó. Quanto valores não sei informar. Temos dois artigos que podem esclarecer suas dúvidas em relação aos fatores positivos ou não deste suplento e Aumento de Volume Muscular.

    Personal Júnior.

    ResponderExcluir